#TRICOLOVERS

Olá #TRICOLOVERS! Você já pensou sobre a origem do Tricô? Como e aonde ele foi inventado?

Você conhece a origem do Tricô?


 Entenda o porque nós optamos pelo resgate da produção slow de Tricô!

 MALHA

Tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano que é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô. Ninguém sabe exatamente como é que o tricô foi inventado, mas historiadores acreditam que ele nasceu no Mediterrâneo e só então se espalhou pela Europa e para o resto do mundo. As peças de tricô mais antigas que existem foram descobertas no Egito e são de 1200 D.C. Faz muito tempo, né? O tricô era feito pelos homens, e tecidos com a ajuda de agulhas de ossos e madeira, enquanto as mulheres se incumbiam de produzir o fio com a roca de fiar. As primeiras malhas eram de fios trançados com a finalidade específica de serem ou meias ou adornos de pescoço.

esfinges

Com a evolução da tecnologia, a invenção de máquinas para tecer foi uma consequência. E como resultado dessa consequência tecnológica, os produtores visavam o lucro e o aumento da produção acima de qualquer outra coisa! Com todo esse poder de produção, a massificação e o estoque das peças é cada vez maior. Já reparou que quando paramos para comprar um suéter em qualquer fast fashion nos deparamos com centenas de pessoas usando a mesma peça? Esse é o resultado de um sistema que visa os números, não a história da peça confeccionada, muito menos a satisfação do consumidor final. É claro que nós amamos a tecnologia e também usufruimos da mesma para a nossa confecção, porém, temos os nossos valores bem claros e contornar esse sistema de produção frenético é o nosso maior objetivo.

Por isso, a TRICOMA se orgulha de resgatar esse período da história aonde o tricô era produzido para uma pessoa em especial e com uma mão de obra artesanal. Estamos na contramão dessa massificação dos tricôs e a impessoalidade que o mercado da moda nos impõe quando escolhemos uma malha que gostamos!

maquinas

Ao receber o seu TRICOMA em casa, pode notar que na etiqueta tem o número da peça que você adquiriu. Sabe o que isso significa? Quando criamos os nossos sweaters e cardigans temos em mente que eles serão super exclusivos pra você. É praticamente impossível sair de casa e encontrar uma outra pessoa com a mesma estampa que a sua! Incrível, não é? Espero que essa breve história da origem do tricô te esclareça algumas dúvidas, principalmente sobre a nossa proposta como marca!

Até mais.

You may also like

Leave a comment